Menu

Como e onde denunciar crimes digitais?

nobanner

onde denunciar crimes virtuais

Denunciar é a melhor forma de ajudar no combate de crimes virtuais. Porém, antes de realizar o registro de um boletim de ocorrência, é necessário identificar o conteúdo criminoso e salvar os arquivos como provas judiciais.

Para saber mais sobre estes primeiros passos, dê uma olhada nos seguintes conteúdos já postados no site:

O que são crimes digitais?

Como proceder em casos de crimes virtuais?

Diferenças entre calúnia, difamação e injúria

Crimes virtuais nas redes sociais

.

Onde denunciar?

Abaixo, você encontra uma lista das principais instituições em que você pode encaminhar uma denúncia ou receber orientações de como tomar providências após ter sido vítima de um crime virtual.

Contato por e-mail:

webpol@policia-civ.sp.gov.br – Polícia paulista especializada em crimes digitais.

mail-abuse@cert.br Centro de estudos, resposta e tratamento de incidentes de segurança no Brasil (CERT) – Para encaminhamento de denúncias de mensagens fraudulentas (deve ser enviada uma cópia do e-mail original e também comunicar a instituição que está sendo utilizada no golpe). O site AntiSpam.br como denunciar o recebimento de spam.

phishing@cais.rnp.brCentro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – Para encaminhamento de denúncias mensagens fraudulentas (deve ser enviada uma cópia do e-mail original e você deve avisar a empresa de que o seu nome está sendo usado na execução de um golpe virtual).

artefatos@cais.rnp.br – Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – Para encaminhamento de denúncias de aplicativos suspeitos (cavalos-de-tróia e outros programas maléficos usados nos golpes online).

crime.internet@dpf.gov.br – Mensagens que se refiram aos crimes de internet devem ser reportadas ao novo canal centralizador dessas denúncias na Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal

onde denunciar crimes virtuais

Contato através de site:

Humanize Redes – Denuncie mensagens preconceituosas, racistas, xenófobas e que violem os Direitos Humanos.

Digi Denúncias  –  Canal para denúncias de crimes eletrônicos do Ministério Público.

Safernet – Organização não governamental que reúne especialistas para combater crimes digitais. Denuncie crimes como Pornografia Infantil, Racismo, Xenofobia e Intolerância religiosa, Neonazismo, Apologia e Incitação a crimes contra a Vida, Homofobia, Apologia e Incitação a práticas cruéis contra animais e tráfico de pessoas.

ReclameAqui.com.br – Site para quem costuma fazer compras em e-commerce ou utiliza serviços pela internet. É um portal excelente para sanar dúvidas, fazer reclamações ou pesquisar a reputação de empresas.

ic3.gov – Site para denunciar crimes digitais internacionais.

.


Fatal error: Allowed memory size of 67108864 bytes exhausted (tried to allocate 72 bytes) in /home/crimespe/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1780