Como proceder em casos de Crimes Digitais?

Postado em 13 fevereiro 2012 by admin

Entre os crimes mais praticados na internet estão os crimes relacionados à honra, a sensação de impunidade e a certeza do anonimato fazem com que as pessoas tomem atitudes sem pensar.

Como proceder em caso de Crimes Digitais?

Se você é vitima de crimes de internet adote os seguintes passos:

  •  Colete e preserve as evidências do crime eletrônico.
  • Imprima e salve – Arquivos, e-mails, telas, paginas de internet, tudo que possa comprovar o crime. No mundo virtual as evidências podem desaparecer de uma hora para outra.
  • Procure um cartório para registrar uma Ata Notarial das evidências, este documento pode ser usado como prova na justiça.
  • Faça um Boletim de Ocorrência numa delegacia especializada ou se não houver em sua cidade uma delegacia especializada poderá ser registrada a ocorrência em qualquer delegacia.

É bom lembrar que, em caso de ofensas ou calúnias enviadas por e-mail, não existe crime se somente a pessoa alvo das difamações recebeu a mensagem. Já e-mails enviados a terceiros ou sites com conteúdo ofensivo configuram crime. De acordo com a legislação atual, os servidores não podem ser responsabilizados criminalmente pelo conteúdo dos sites que hospedam.

Em acaso de conteúdo ofensivo em sites ou redes sociais você pode formular um pedido para retirada de conteúdo. Clique aqui para obter a CARTA MODELO de pedido direto ao provedor para retirada de conteúdo

Outro crime comum na internet é a fraude com cartões de crédito. Quando uma pessoa compra algo usando o cartão, seu nome e número ficam armazenados na empresa que efetuou a venda. Se alguém conseguir invadir o sistema dessa empresa, poderá ter acesso aos dados

Em caso de cobrança indevida, o consumidor deve entrar em contato imediatamente com a administradora do cartão. Se ela não estornar lançamentos indevidos, o consumidor deverá formalizar reclamação em um órgão de defesa do consumidor, no Juizado Especial Cível ou Justiça Comum.

Atenção o Blog Crimes Pela Internet não faz acessória Jurídica. Os conteúdos postados neste Blog são meramente informativos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

44 Comments For This Post

  1. maria dirce da costa de moraes Says:

    estamos sendo vitimas de calunia e defamação, muito séria e perigosa meu esposo, pai e mãe e irmã de meu esposo, e eu. por um perfil falso de nome:maria do socorro batceba, o verdadeiro perfil agente sabe quem é, mas não podemos provar. se possivel por favor! nos ajude. obrigada

  2. admin Says:

    Ola Maria,

    Em primeiro lugar obrigado por nos visitar e entrar em contato conosco.

    Olha maria isto que está acontecendo com você na realidade é o mais comuns dos crimes virtuais, felizmente temos vários canais de denúncia.
    A primeira coisa a fazer é registrar o boletim de ocorrência, faça isso diretamente no site da Policia Civil – percebi que você é de São Paulo, então o link para fazer o B.O. é:
    http://www.ssp.sp.gov.br/bo/nde/CrimeHonraEntrada.aspx

    Depois o importante é você imprimir a pagina onde consta a ofensa e leve até um cartório para registrar em ata notarial, com isso você terá provas o suficiente para mover uma ação de Danos morais.

    Deixei uma relação de links do meu blog que explica passo a passo o que você precisa fazer, leia-os com atenção e acesse os links que cada post indica e você conseguirá bons resultados.
    E não deixe de procurar um advogado, pois será este causídico que irá lhe assistir na justiça.

    Espero te-la ajudado.

    Moisés de Oliveira Cassanti
    Equipe Crimes Pela Internet

    Segue os Links:

    http://www.crimespelainternet.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-ata-notarial/
    http://www.crimespelainternet.com.br/ofensas-virtuais/
    http://www.crimespelainternet.com.br/calunia-difamacao-e-injuria-%E2%80%93-diferencas/
    http://www.crimespelainternet.com.br/como-proceder-em-casos-de-crimes-digitais/

  3. Lucimar Miranda Says:

    Boa noite.
    Possuo uma conta no hotmail, a qual não consigo acessar nem mesmo recuperar, temo por ter alguém se passando por mim ao utilizar a conta, não sei como proceder… já solicitei a renovação da senha, preenchi o formulário para recuperação da conta, ambas solicitações com um novo email, porém não tive nenhuma resposta.

    E agora?

  4. admin Says:

    Ola Lucimar,

    Primeiro obrigado por ter nos contactado

    Já tentou seguir as orientações contidas neste link?

    http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/help
    Espero ter ajudado, e QUALQUER duvida que ainda restar nos envie outras mensagens.
    Mais uma vez obrigado e ajude-nos a divulgar nosso Blog curtindo nossa página no Face e seguindo-nos no Twitter assim você também ajuda a propalar conhecimento e colabora para o bom uso da Internet.

    Moisés de Oliveira Cassanti
    Equipe Crimes Pela Internet

  5. ANA AQUINO Says:

    Olá meu filho de 16 anos , está sendo acusado de postar no facebook contra honra de outra menor de idade . Não foi ele que escreveu , como devo proceder pra provar sua inocencia , já que estamos sendo ameaçados pela família dela .

    muito obrigada

  6. admin Says:

    Resposta enviada por e-mail.

  7. Eliane Campos Says:

    Prezado Senhores, Boa tarde,
    gostaria que vocês pudessem me ajudar. Bom vou contar minha historia. Janeiro de 2009 fui trabalhar com secretaria do coordenador da dengue em duque de caxias, pois aqueles que não gostavam de trabalhar se sentiu encomodado pois o novo coordenador não dava brecha para os desocupados, então fui alvo de denuncias anonimas e por conta disso tenho que responder ministerio publico por causa de denuncias mentirosas de corrupção. Que eu recebia dinheiro em troca para servidores ficar em casa. Pois nunca participei deste tipo de coisa são denuncias como falei mentirosas.Pois a policial me deu os dados da denuncias e gostaria de saber como faço para descobrir o ip de quem fez a mesma para que posso entrar com uma ação de injurias e danos morais contra o caluniador.Ou seja minha defesa.
    Observação eu dentro deste periodo eu estava no curso na Secretaria do Estado do RJ e fui transferida para o mesmo e não estava mais em duque de caxias.

    Denuncia 87880 do dia 18/01/2012
    REF – LC21/2012
    Agente Barcelos e GRECO

    Obrigado pela compreenção
    Eliane Campos

  8. Camila Says:

    Por favor, través de onde pode posso fazer uma denuncia de de um perfil falso que fica denegrindo minha imagem?
    Sou do Rio Grande do Sul, não sei se seria fazer uma denuncia ou fazer um B.O.
    Desde já muito obrigada

  9. admin Says:

    Ola Camila,

    Primeiro obrigado por ter nos contactado.

    Você pode fazer é denuncia-lo para o próprio face por meio do link abaixo:

    https://www.facebook.com/help/search/?q=bullying&ref=ts

    QUALQUER duvida que ainda restar nos envie outras mensagens.

    Moisés de Oliveira Cassanti

    Equipe Crimes Pela Internet

  10. Camila Says:

    Olá bom dia…
    Gostaria primeiramente de agradecer ela ajuda anterior, consegui denunciar bulling. Estou com um novo problema ou melhor o mesmo problema, antes havia um FAKE que ficava denegrindo minha imagem e a pessoa que eu tenho quase certeza que seja a proprietária desse FAKE postou uma imagem de uma vaca e colocou o meu nome. Já salvei a imagem e levei a delegacia mas lá só me disseram que eu teria que aguardar pois já tenho um B.O contra ela. Posso procurar um advogado para denuncia-lá como Danos Morais?
    Muitoooo obrigada
    Grande Abraço e parabéns pelo blog!

  11. maysa Says:

    Olá a mais ou menos uma semana mandaram um video para meu noivo contendo cena de sexo,neste vídeo tem uma pessoa com caracteristicas iguais as minhas.
    Mandaram esse video pelo orkut com um perfil anonimo e logo em seguida excluiram o perfil.
    Gostaria de saber se é possivel descobrir a data da postagem do vídeo e quem o postou e também como proceder diante dessa situação.
    Devo fazer um boletim de ocorrencia?
    Aguardo resposta.
    Obrigada.

  12. Paloma Câmara Says:

    Prezados, bom dia!

    Após reclamações a administração do prédio sobre uma vizinha que me importuna com barulhos após o horário permitido, verifiquei em um blog que ela está me caluniando, fazendo referências a meu respeito e citando inclusive o número do meu apartamento.

    Como devo proceder? Isto é considerado assédio moral ou crime?

    Grata pela orientação.
    Paloma Câmara

  13. Ricardo Says:

    Bom dia

    Minha empresa foi vitima de ataque digital, invadiram o servidor e apagaram os dados e os logs, o que devo fazer, onde devo denunciar?

    Agradeço desde ja

    Ricardo Magalhães

  14. Joao Vitor Says:

    Bom Dia,

    Queria Saber Como Denunciu Um individu que invadiu o meu servidor e alterou dados do meu site “hackeado by Korean” oque devo fazer para Denuncialo!!
    E como Tratar com esse caso???
    oque devo fazer???
    me ajude!!

  15. admin Says:

    Bom dia João Vitor,

    Primeiro obrigado por nos contactar.

    Olha João é justamente neste ponto que nossa lei é falha. Ainda não temos em nossa legislação Lei que pune o invasor de site ou servidores.

    Na semana passada o senado aprovou a lei que tipifica os crimes online, leia a matéria no link abaixo:

    http://www.crimespelainternet.com.br/senado-aprova-medida-que-define-crimes-virtuais/

    Espero ter ajudado, e QUALQUER duvida que ainda restar nos envie outras mensagens.

    Mais uma vez obrigado e ajude-nos a divulgar nosso Blog curtindo nossa página no Face e seguindo-nos no Twitter assim você também ajuda a propalar conhecimento e colabora para o bom uso da Internet.

    Moisés de Oliveira Cassanti

    Equipe Crimes Pela Internet

  16. Giseli Says:

    Oi…
    Me nome é Giseli, e gostaria de saber como proceder neste caso.
    Comprei uma capa de colchão Ipermeavel no site da loja APopular dos tapaceiros, em SP a quase um mês. A duas semanas depois de muita dificuldade consegui me comunicar com os funcionários, e um deles me disse que iriam me reembolsar, até agora nada.
    Onde denuncio? Na propria Policia Federal?

    To me sentindo lesada.
    Não costumo comprar em loja conhecidas só em uma região, mas neste caso eu tinha aberto uma exeção porque a capa era para minha mãe, que era acamada a mais de 12 anos ( e veio a falecer a algumas semanas ).

    Aguardo respostas.

  17. admin Says:

    Bom dia Giseli,

    Primeiro obrigado por nos contactar.

    Este é um caso de Procon, nem a policia federal nem a civil investiga estes casos.

    Você fez esta compra pela internet? se sim o que eu posso fazer é levantar para você os responsáveis pela loja para que você possa denunciá-los no Procon, basta para isso você me mandar a URL (endereço do site) que você fez a compra.

    Mais uma vez obrigado e ajude-nos a divulgar nosso Blog. Curta nossa página no Face http://www.facebook.com/crimespelainternet e nos siga no Twitter @crimesinternet assim você também ajuda a propalar conhecimento e colabora para o bom uso da Internet.

    Moisés de Oliveira Cassanti

    Equipe Crimes Pela Intern

  18. Giseli Says:

    Olá…….
    Obrigada pela resposta tão rápida.
    A loja é online ( http://www.Apopular.com.br )

    Parte do site parece estar em modificação, então várias sessões não consigo acessar. Perguntei sobre a policia federal porque ouvi dizer que eles tem um setor que cuida de diversos crimes online.

    Tenho o boleto que paguei no valor de 63,65
    O gerente da loja se chama Marcelo Eduardo.
    E a denuncia no Procon tem que ser a de SP? Ou pode ser aqui de SC?
    Pode-se falar com eles via internet ou telefone?

    Desde já obrigada.

    PS: No site reclame aqui, muita gente parece que passou pela mesma situação que a minha…

  19. admin Says:

    Eu que agradeço pelo contato, enviei os dados da loja reclamada para que você prossiga com a reclamação junto ao Procon.

  20. Lys Says:

    Boa noite, publicaram fotos dos meus dois filhos menores de idade no facebook sem minha autorização. Essas fotos foram copiadas do álbum de outras pessoas. Já solicitei que a pessoa retirasse, mas ela nada fez. Como devo proceder?

  21. Josilene Lombardi de Morais Says:

    Bom dia! Meu nome é Josilene, gostaria de saber como devo agir nesse caso. Outro dia uma pessoa pediu para que eu a aceitasse como amigo no meu facebook, à partir desse dia ele passou a fazer galanteios, mas todos com muito respeito, depois desse dia passamos a conversar pelo msn, onde ele compartilhou fotos de um filho que disse ser adotivo,foram muitas conversas em um determinado dia ele pediu para que eu enviasse uma mensagem a seu filho por que ele estava em zona de guerra na Libia e não tinha como falar com o menino e me deu um numero e o que eu deveria falar, enviei a mensagem e tive a resposta, que deixei no face para ele, dai por diante todos os dias ele deixava uma mensagem ou falava comigo sempre cheio de amor. Quando foi ontem dia 21/01/2013 recebi uma mensagem pela manha que supostamente seria do menino q ele tinha falado que se chamava George, porem nessa mensagem veio com outro nome, em segui respondi dizendo que nao conhecia ninguem com aquele nome,. Mais tarde entrei no meu face ele tinha deixado outra mensagem, eu deixei ali a mensagem que tinha recebido do numero que ele tinha me dado pra falar com o filo dele, logo ele ficou online e conversamos ele perguntou o que eu tinha respondido eu falei, e nesse momento recebi uma outra mensagem pelo celular do suposto menino que deveria enviar para o pai a mensagem dele. Foi ao que começou o golpe. Nesse momento ele começou a lamentar por não poder estar junto do filho e o menino estar sofrendo de estar sozinho em um País estranho, ele veio com a conversa que não tinha como enviar para o filho o dinheiro para as despesas do mês e que o menino ainda precisava de um computador portátil, ai ele me falou que eu poderia ajudar, ja bem desconfiada perguntei como eu poderia ajudar, foi ai que ele falou que eu poderia enviar o dinheiro para o suposto menino e o computador que assim que conseguisse vir ao Brasil ele me reembolsaria tudo. Disse a ele que não teria como fazer isso por que estava desempregada e vivendo com a ajuda da minha família assim mesmo ele ainda insistiu um pouco eu tornei a falar que não tinha como ajudar. Nesse momento ele ficou offline e não mais me enviou mensagens pelo face e nem msn. Gostaria muito de saber se devo denunciar essa pessoa porque ele de tentar me dar um golpe com certeza esta usando o nome e fotos de um apessoa publica, tenho todas as conversar em meu face e msn, por favor me responda o mais rápido possível para que possa saber o que faço. Por que eu não cai na conversa dele mas outras mulheres podem cair. Obrigada aguardo uma resposta.

  22. admin Says:

    Bom dia Josilene.

    Primeiro obrigado por ter nos contactado.

    Olha Josilene este tipo de golpe é muito comum nas redes sociais e que bom que você percebeu e não foi mais uma vítima.

    A única coisa que você pode fazer é excluir todas as formas de contato com esta pessoa, pois graças a sua percepção o golpe não foi concluído e por isso não temos nada para incriminá-lo.

    Quanto ao trabalho de conscientização para que não haja mais vítimas ou pelo menos diminua você pode colaborar divulgando nosso blog: http://www.crimespelainternet.com.br/ e compartilhando nossos post em suas redes sociais quanto mais pessoas alcançarmos menos sucesso os golpistas obtêm.

    Relate o ocorrido no seu face de uma forma resumida para que seus amigos compartilhem e fiquem atentos, mas lembramos que quanto menos você se expor melhor para você, e pense bem antes de aceitar as indicações de amizade. Leia este post: http://www.crimespelainternet.com.br/nao-conheco-nao-adiciono/

    Espero ter ajudado, e QUALQUER duvida que ainda restar nos envie outras mensagens.

    Mais uma vez obrigado e ajude-nos a divulgar nosso Blog. Curta nossa página no Face http://www.facebook.com/crimespelainternet e nos siga no Twitter @crimesinternet assim você também ajuda a propalar conhecimento e colabora para o bom uso da Internet.

    Moisés de Oliveira Cassanti

  23. Josilene Lombardi de Morais Says:

    Obrigada pela resposta, fico feliz por terem me ajudado.

  24. admin Says:

    Disponha nosso intuito é propalar conhecimento.

  25. admin Says:

    Bom dia Lys.

    Primeiro obrigado por ter nos contactado.

    Imprima tudo que puder para se caso precise acionar a justiça tenha provas o suficiente.

    você denunciá-lo para o próprio face por meio do link abaixo:
    http://www.crimespelainternet.com.br/como-denunciar-pessoa-usando-meu-nome-e-foto-no-facebook-perfil-falso/

    Volte a solicitar para a pessoa que postou que tenha o bom senso de retirar e informe ela que caso ela negue você irá tomar consequências mais radicais (fazer um B.O.)

    Moisés de Oliveira Cassanti

  26. marcele Says:

    Estou sofrendo ofensas pela internet, estou pensando em fazer um BO, a policia realmente investiga esses casos? mesmo sem ameaça grave?

  27. admin Says:

    Ola Marcele.

    Obrigado por ter nos contactado.

    A orientação é fazer sim o B.O, o que ocorre é que após você registrar a ocorrência você representá-la para que de continuidade.

    Se você for de São paulo você fará o B.O. através do site da Policia Civil: http://www2.policiacivil.sp.gov.br/index2.html e depois deve procurar a Delegacia mais próxima para fazer a representação e dai para frente será adotado os procedimentos policiais.

    Moisés de Oliveira Cassanti
    Equipe Crimes Pela Internet

  28. admin Says:

    Ola Gabriela.

    Em São Paulo registros de ameaças são feito através do site da Policia verifique em seu estado se existe este serviço, caso contrário vá até a Delegacia mais próxima de sua residencia.

    Espero ter ajudado, e QUALQUER duvida que ainda restar nos envie outras mensagens.

    Moisés de Oliveira Cassanti
    Equipe Crimes Pela Internet

  29. Wanessa Says:

    Olá!
    Me tire uma dúvida…
    Postei no meu facebook e algumas pessoas comentaram e uma delas brincou que a pessoa devia levar um susto… Mas em nenhum momento coloquei nome.
    Uma ex do meu esposo que nem era mina amiga,entrou no MEU FACEBOOK e achou que a postagem fosse para ela e imprimiu a postagem e fez um B.O. contra mim sendo que nem era para ela…
    Como posso agir nessa situação?
    (Há algum tempo escrevi para vocês mas não obtive resposta… por favor,me auxiliem!)

  30. admin Says:

    Bom dia Wanessa!

    Primeiro obrigado por nos contactar.

    Quanto a demora de resposta quero lhe pedir desculpas ocorre que recebemos um número muito grande de mensagens e procuramos responde todas, mas pode ser que uma ou outra nos escape.

    Foi enviado um email com as explicações solicitadas.

    Moisés de Oliveira Cassanti

  31. Jader Costa Soares Says:

    Trabalho numa empresa chamada DATAVIX.
    Fomos procurados, via email, por alguém que se assina por v-jsanta@microsoft.com (Anti Piracy Brasil/Tele Licesing Compliance.
    A msg diz haver uma denúncia anônima contra a DATAVIX que poderia estar fazendo uso de produtos Microsoft sem licenciamento.
    Com base nesta denúncia anônima o Sr. José Jonas Santana nos instrui a preencher um formulário extenso de modo a confirmar a correta utilização dos ‘softwares” adquiridos.
    Ainda de acordo com a msg recebida por nós, a nossa negativa em respodner poderá ensejar o envio para a “área legal da empresa para possíveis providências.
    Não sei se temos a obrigação de responder, se temos a obrigação de facultar a fiscalização da documentação de nossas licenças.
    Em princípio nos parece uma invasão da privacidade de nossa empresa. Por certo não deixaremos de prestar todas as informações indispensávies, mas somente a quem de direito.
    Alguma orientaçõ?
    Att.
    Jáder
    DATAVIX

  32. admin Says:

    Boa tarde Jader,

    Através deste link será possivel verificar a veracidade destas informações.
    http://www.microsoft.com/pt-br/sam/partners.aspx

    Um Anbraço,

    Moisés

  33. Soraya Says:

    Apesar de registrar em cartório a invasão de meus celulares e computadores não recebi contato,econtinuo com a mesma invasão de privacidade,sofrendo ameaças veladas o que me faz acreditar que corro risco de vida.

  34. admin Says:

    Bom dia Soraya,

    Obrigado por nos contactar.

    Procure a Delegacia especializada ai do RJ. para melhores informações estou te passando endereço, telefone e email.

    Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) – Rua Professor Clementino Fraga, nº 77 (2º andar), Cidade Nova (prédio da 6ª DP), Rio de Janeiro/RJ (CEP: 20230-250), telefones (0xx21) 2332-8192, 2332-8188 e 23328191 e e-mails drci@pcivil.rj.gov.br.

    Pelo seu IP me parece que você é de Duque De Caxias, se esta Delegacia não ficar próxima a sua casa, você pode procurar qualquer outra para registrar ocorrência.

    Espero ter ajudado, e QUALQUER duvida que ainda restar nos envie outras mensagens.

    Mais uma vez obrigado e ajude-nos a divulgar nosso Blog. Curta nossa página no Face http://www.facebook.com/crimespelainternet e nos siga no Twitter @crimesinternet assim você também ajuda a propalar conhecimento e colabora para o bom uso da Internet.

    Moisés de Oliveira Cassanti
    Equipe Crimes Pela Internet

  35. adriana Says:

    por favor me ajude me interessei pelo um carro fiz o deposito de 1000,00 reais e eles falam que o carro ta chegando e nunca chega acho que estou sofrendo um golpe onde faço o boletim de ocorrencia

  36. admin Says:

    Ola Adriana,

    Obrigado por ter nos contactado.

    Você poderá fazer o B.O. em na delegacia mais próxima de sua residência (não precisa ser especializada em crimes eletrônicos), leve consigo tudo que puder gerar provas emails, comprovante de depósitos, telefones, etc….

    Obs: Não precisa ser uma delegacia especializada em crimes eletrônicos

    Moisés de Oliveira Cassanti

  37. Roberta Says:

    Boa noite,
    Possuo uma loja de informática e uma cliente está me acusando de ter invadido o computador dela e de estar espionando-a, disse inclusive que tem provas e que vai me processar. Porém, isso não é verdade e não sei o que fazer para me prevenir. Como devo agir? Obrigada

  38. admin Says:

    Ola Roberta,

    Em Nosso ordenamento jurídico quem alega tem que provar, portanto se você não deve não temas.

  39. pedro Says:

    Meu site foi invadido, como denunciar tenho os ips, eu consigo denunciar? Ele não roubou e bem destruiu nada só mudou a pagina inicial com piadas idiotas

  40. admin Says:

    Boa Noite Pedro,

    As novas leis (Lei nº 12.735, Lei nº 12.737(lei Carolina Dieckmann)) trazem um horizonte diferente para várias questões sobre os crimes virtuais, tratando de forma objetiva muitos dos temas que discutimos. Dentre os principais pontos que foram alterados com a nova legislação e que devem ser observados está justamente a invasão de sites.

    “Passa a ser crime o simples ato de interromper (os nossos conhecidos DDOS) os serviços de utilidade pública em mídias disponíveis na Internet”.

    Mas atenção: Você deve provar que o serviço prestado em seu site é de utilidade pública, caso contrário não nada que se fazer.

    Espero ter ajudado, e QUALQUER duvida que ainda restar nos envie outras mensagens.

    Mais uma vez obrigado e ajude-nos a divulgar nosso Blog. Curta nossa página no Face http://www.facebook.com/crimespelainternet e nos siga no Twitter @crimesinternet assim você também ajuda a propalar conhecimento e colabora para o bom uso da Internet.

    Moisés de Oliveira Cassanti
    Equipe Crimes Pela Internet

  41. evelyn Says:

    Olá. bem quero uma ajuda pois tem um amigo me ameaçando, ele me gravou vestindo o vestido e disse que se eu n fizer o que ele quer, ele vai postar em redes sociais e youtube. To dessisperada n posso falar pro meus pais. tenho medo o que faco, ele ta agora em sao paulo ele viajou ontem mais so me disse do video hoje. ele ta me ameaçando preciso de ajuda muito serio.
    o pior que ele e uma figura famosa no facebook. ele e o Michael Azevedo.
    Nunca pensei que ele faria isso.
    por favor ajude-me

  42. admin Says:

    Bom Dia Evelyn,

    Obrigado por nos contactar.

    Isso que está te acontecendo é muito grave e infelizmente comum na Internet, o que você terá que fazer e urgente é o seguinte:

    1º – Conte para os seus pais, ISSO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, você poderá ser muito prejudicada se ele concretizar a ameaça, portanto seus pais precisam saber já.

    2º – Depois de conversar e explicar tudo para seus pais, vá a delegacia mais próxima de sua residência e avise as autoridades sobre a ameaça, eles irão chamar o acusado para esclarecimento.

    3º – Se algum dia esse vídeo aparecer na internet você terá meios tanto para solicitar a remoção quanto para requerer danos morais.

    4º – Avise seus pais e diga para entrarem em contato comigo para eu orientar melhor.

    NÃO DEIXE DE TOMAR PROVIDENCIAS AINDA HOJE, POIS SE ESTE VÍDEO CAIR NA NET, AS COISAS IRÃO SE COMPLICAR DE UMA FORMA QUE VOCÊ NEM IMAGINA.

    AGUARDO O CONTATO COM OS SEUS PAIS.

    Moisés de Oliveira Cassanti

  43. Marcio Says:

    No corpo da mensagem, está escrito que se eu receber um email com ofensas onde o destinatário for somente eu não é crime, sendo assim vale a pena entrar na justiça para saber quem é a pessoa?

    Isso aconteceu comigo, fui ofendido mas somente eu recebi email

  44. admin Says:

    Bom dia Marcio,

    Obrigado por nos contactar,

    No seu caso trata-se de crime de INJÚRIA: Nos termos do art. 140 do Código Penal, injuriar é ofender, insultar, atingindo a dignidade ou decoro de alguém, o qual se consuma com o conhecimento pela vítima, da ofensa, não sendo necessário o conhecimento de terceiro, tendo em vista a tutela da honra subjetiva.

Leave a Reply

crimes virtuais

crimes virtuais

Advertise Here

Pense antes de postar





crimes pela internet
120px 60px
Crimes pela internet