Menu

Como registrar ocorrência dos crimes de : calúnia, Injúria e difamação.

nobanner

Com o objetivo de diminuir ou até acabar com a lentidão nos registros de boletins de ocorrências, é possível registrar pela internet ocorrências de calúnia, injúria, difamação e ameaça.

Para que se desfrute melhor da facilidade e comodidade do registro via internet, é importante que as pessoas saibam como diferenciá-las para não confundir na hora do registro.

O crime de calúnia (art. 138) significa atribuir a alguém fato que se configure como crime. Ou seja, acusar alguém de algo.

Já o crime de injúria (art. 140) significa ofender, insultar, atingir o decoro o amor próprio, é comum em casos quando se refere a cor, raça, entre outros

A difamação (art. 139), por sua vez ,  consiste em atribuir à alguém fato determinado ofensivo à sua reputação . Assim , se “A” diz que “B” foi trabalhar embriagado semana passada , constitui crime de difamação .

A ameaça (art. 147) – significa intimidar alguém, pode ser por gesto, telefone, de forma escrita, desenho e até emails, A pena para estes três tipos de crime é de 1 a 6 meses de detenção ou multa.

Depois de registrado o boletim de ocorrência, a vítima precisará ir ao distrito policial mais próximo em até seis meses para fazer a representação da ocorrência. Como os crimes são classificados pela lei como de “natureza privada”, é necessário que a pessoa atingida solicite de forma presencial à polícia que dê continuidade às investigações

Se você estiver sendo vítima de qualquer um dos crimes descritos acima e mora em São Paulo Clique aqui para acessar a pagina oficial da Polícia Civil do estado de São Paulo.

Nos demais estados basta entrar na página oficial da policia e verificar se existe a opção.

Por Moisés de Oliveira Cassanti

Comentários ( 2 )

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>