Crimes Virtuais e as redes sociais.

Postado em 23 abril 2012 by admin

O crescimento dos internautas no Brasil e a preocupação do comportamento nas redes sociais.

Uma pesquisa recente (abril-2012) feita pelo Ibope NetRatings, apontou 79,9 milhões de brasileiros com acesso à internet. As conexões em domicílios e no trabalho foram as principais responsáveis pela expansão dos internautas. O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet.

Outra pesquisa realizada em março pela Hi-Mídia em parceria com a M.Sense identificou que, entre os internautas do Brasil, 95% deles acessam ao menos uma vez uma rede social por mês.

O Facebook e o Orkut são as duas redes sociais mais acessadas no país. Assim sendo, do total de internautas que acessaram alguma rede social (95%), 72% deles afirmou que acessa o Facebook ao menos uma vez ao dia e 41% utiliza o Orkut.

Outros dados foram divulgados pelo site de marketing social “SocialBakers”, que indica o Brasil em terceiro lugar com 44,6 milhões de perfis cadastrados no Facebook, muito perto dos números obtidos pela Índia que ficou em segundo lugar com 45,7 milhões de perfis cadastrados. Logicamente na primeira posição encontram-se os Estado Unidos, com 156,8 milhões de perfis cadastrados na rede. Entre os dias 14 e 15 de abril de 2012.

Porque saber disso?  

O que preocupa no desenvolvimento das redes sociais são os crimes virtuais, principalmente com as crianças. Uma pesquisa feita pela Universidade de Navarra, na Espanha, em parceria com a Fundação Telefônica, destacou que 46% dos 4.205 jovens brasileiros de 6 a 18 anos entrevistados em São Paulo reconhecem que os pais não perguntam sobre os sites que eles acessam e 60% dizem já terem encontrado com um amigo que conheceram na web

A pedofilia se torna um dos crimes mais comuns, já que o criminoso entra em contato com a criança através de perfis falsos, e conquista a confiança do jovem com uma linguagem diferenciada.

Outros crimes Virtuais

È comum nos depararmos com notícias sobre crimes virtuais, mas a verdade é que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto, e não sabem reconhecer exatamente, quando se trata de um crime virtual. Situações como, falar que alguém cometeu um crime, acusando a pessoa de ladrão (calúnia), ameaçar uma pessoa, por exemplo, afirmando que ela será vítima de algum mal (ameaça) e divulgar informações relacionadas ao preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional (discriminação) se tornou mais comum com a popularização das redes sociais.

Além disso, muitos usuários não pensam duas vezes ao abrir seus perfis, revelando informações pessoais para pessoas totalmente desconhecidas. Ao fazer isso, elas revelam informações pessoais valiosas como seu endereço particular ou de e-mail, data de nascimento, nome de solteiro e muito mais que pode ser usado por possíveis mal-intencionados.

A engenharia social se aproveita da curiosidade dos usuários utilizando as redes sociais para distribuir links maliciosos, worms, Trojan e até vírus para um grupo maior de usuários em muito pouco tempo

 O que fazer ?

Como proceder em caso de crimes virtuais também é uma dúvida recorrente dos usuários das redes sociais. A recomendação é que a vítima procure, em primeiro lugar, a Delegacia Especializada em Crimes Eletrônicos da sua região (localidade onde reside) para registrar o Boletim de Ocorrência. Para tanto é importante levar pelo menos o print de tela e o endereço da internet, onde o conteúdo está publicado. Em seguida, é importante buscar um advogado especializado. É importante que a pessoa que se sentir prejudicada por algum crime virtual guarde todos os dados que podem ser utilizados como prova contra a ação, para fazer valer a denúncia.

O bom senso é sinônimo de Internet segura. Lembre-se sempre que uma frase ou um clique podem ser fatais, e transformá-lo em mais uma vítima dos crimes virtuais

Por: Moises de Oliveira Cassanti

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 Comments For This Post

  1. Renato Says:

    realmente temos que nos atentar para o uso das redes sociais, os pais devem orientar os filhos sobre os perigos da internet e como foi dito usar o bom senso.

  2. iraci Says:

    Gostei muito deste post, Parabens

  3. Maria Paula Says:

    muito bom o artigo!

Leave a Reply

crimes virtuais

crimes virtuais

Advertise Here

Pense antes de postar





crimes pela internet
120px 60px
Crimes pela internet